2.2 - Meios físicos de transmissão

Um meio físico de transmissão, numa rede de computadores, é o canal de comunicação pelo qual os computadores enviam e recebem os sinais que codificam a informação. O mais usual é a utilização de um entre vários tipos de cabos existentes para o efeito; no entanto, também existem redes e sistemas de comunicação entre computadores que funcionam sem cabos, através da propagação de ondas no espaço - comunicações wireless ou sem fios.

Em relação aos cabos utilizados em redes, podemos subdividimos em dois grupos principais:

  • cabos eléctricos - normalmente cabos de cobre (ou de outro material condutor), que transmitem os dados através de sinais eléctricos;
  • cabos ópticos - cabos de fibra óptica, que transmitem a informação através de sinais ópticos ou luminosos.

Os cabos eléctricos mais utilizados em redes são de dois tipos:

  • cabo de pares entrançados (twisted-pair cable);
  • cabo coaxial (coaxial cable).

De entre os meios físicos de transmissão enumerados, uns são mais utilizados em redes de área local (LANs), outros são mais típicos de redes de área alargada (WANs), outros ainda poderão ser utilizados quer num quer noutro tipo de redes. Esta questão tem a ver, fundamentalmente, com as características de transmissão dos meios referidos, nomeadamente, a distância que os sinais podem percorrer em cada um desses meios, as velocidades ou taxas de transmissão e os custos de fabrico e de instalação.